MINHA TURMA- 2009/2012

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Necessidades educativas especiais

O conceito de NEE passou a ser conhecido em 1978 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales. Este relatório foi o resultado do 1º comitê britânico constituído para reavaliar o atendimento aos deficientes, presidido por Mary Warnock. As suas conclusões demostraram que vinte por cento das crianças apresenta NEE em algum período da sua vida escolar. A partir destes dados, o relatório propõs o conceito de NEE.

O conceito de NEE só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Desse modo, passou a abranger tanto as crianças em desvantagem como as chamadas sobredotadas, bem como crianças de rua ou em situação de risco, que trabalham, de populações remotas ou nômades, pertencentes a minorias étnicas ou culturais, e crianças desfavorecidas ou marginais, bem como as que apresentam problemas de conduta ou de ordem emocional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Necessidades_educativas_especiais


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PARADIGMAS DE APOIO


Segundo a Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento – AADID a pessoa com deficiência intelectual tem dificuldades de compreender as ações desenvolvidas em sua vida e em sua comunidade.Para amenizar ou sanar essas dificuldades necessita de intervenções para melhorar a sua qualidade de vida.
Os apoios são recursos e estratégias que devem ser aplicados de acordo com a necessidade de cada individuo e devem atuar em relação a independência , relacionamentos, comportamento cooperativo, processo ensino aprendizagem e em sua vida comunitária.
Os sistemas de apoio devem considerar: as condições pessoais, a vida familiar, a idade e também a necessidade do individuo.
Dependo da necessidade o individuo pode receber apoio em determinados momentos de sua vida. Os apoios estão divididos em: intermitente, limitado, continuo e pervasivo.
O Apoio intermitente é utilizado durantes algumas  fases de transição:
Ø  Passagem de fases do desenvolvimento;
Ø  Inicio ou troca de emprego;
Ø  Apoio para superar crises recorrentes;
O Apoio limitado tem o objetivo de auxiliar o aprendizado ou solução de um problema por um tempo limitado.
Ø  Orientação para aprender a reconhecer dinheiro;
Ø   Apoio para lidar com orçamento ou aplicação do salário;
Ø  Definir papéis para participação nas atividades domésticas;
Ø  Treinamento para exercer uma determinada função no emprego;
O apoio contínuo é caracterizado pela regularidade em que é concedido, podendo ser diário, semanal ou mensal, dependendo da necessidade do individuo. Não tem limite de tempo e também pode ser aplicado em algumas áreas da pessoa:
Ø  Atendimento itinerante, domiciliar e em sala de recurso.
Ø  Acompanhamento terapêutico.
O apoio pervasivo é destinado as pessoas que necessitam de apoios constantes e em alta intensidade nos diversos ambientes em que vive.
Ø  Atendimento do tipo Home Care;
Ø  Intervenção multiprofissional permanente;
Apoio de cuidadores que se sucedem, de modo a garantir supervisão constante em todas as atividades de vida diária.