MINHA TURMA- 2009/2012

MINHA TURMA- 2009/2012

Necessidades educativas especiais

O conceito de NEE passou a ser conhecido em 1978 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales. Este relatório foi o resultado do 1º comitê britânico constituído para reavaliar o atendimento aos deficientes, presidido por Mary Warnock. As suas conclusões demostraram que vinte por cento das crianças apresenta NEE em algum período da sua vida escolar. A partir destes dados, o relatório propõs o conceito de NEE.

O conceito de NEE só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Desse modo, passou a abranger tanto as crianças em desvantagem como as chamadas sobredotadas, bem como crianças de rua ou em situação de risco, que trabalham, de populações remotas ou nômades, pertencentes a minorias étnicas ou culturais, e crianças desfavorecidas ou marginais, bem como as que apresentam problemas de conduta ou de ordem emocional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Necessidades_educativas_especiais


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PLANO DE TRABALHO DOCENTE – E.F. - ALFABETIZAÇÃO.


PLANO DE TRABALHO DOCENTE – E.F. - ALFABETIZAÇÃO.
Data: do dia 23 de julho de 2012 ao dia 31 de setembro de 2012
Bimestre: 3º Bimestre.
Professora: Ângela Maria Depizzoli Piva.
Etapa: Escolarização
Programa: Ensino Fundamental
ÁREA DO CONHECIMENTO: Matemática
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
Ø  Sistema Monetário
Ø  Operações (adição, subtração e multiplicação);
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Sistema Monetário
Ø  Cédulas e moedas;
Ø  Estabelecer trocas entre cédulas e moedas do SMB, em função de seus valores;
Ø  Reconhecimento de cédulas e moedas no contexto diário;
Operações
Ø  Resoluções de situações problemas (adição, subtração e multiplicação).
Educação Fiscal
Ø  Comparação;
Ø  Situação de compra e venda.

OBJETIVOS:
Levar os alunos:
Ø   A adquirir a habilidade de reconhecer cédulas e moedas e empregar corretamente em situações ocorridas em sua vida diária (compras/vendas).
Ø  Reconhecer e utilizar as funções de adição, subtração e multiplicação na calculadora.
METODOLOGIA:
Ø  Montagem de um minimercado em sala de aula utilizando rótulos e embalagens, simulação de compras e vendas.
RECURSOS DIDÁTICOS
Ø  Jogo Didático DINHEIRO VIVO
Ø  Rótulos;
Ø  Embalagens;
Ø  Lista de compras.
Ø  Calculadoras.
AVALIAÇÃO
Com abordagem processual, contínua, diagnóstica e descritiva.
Ø  Aula prática (avaliar a produção e os objetivos esperado na exposição oral concreta);
Ø  Prova escrita (avaliação das atividades e exercícios de acordo com as habilidades e competências desejadas).